O Retorno, de Dulce Maria Cardoso, 7 febrero 2021, 19 h
Tertulia literaria organizada por Ciervo Blanco (gratis)
Ciervo Blanco organiza tertulias literarias en varios idiomas, incluido el portugués. El 7 de febrero de 2021 será objeto de discusión la obra O Retorno, de la escritora portuguesa Dulce Maria Cardoso. Podéis consultar todos los detalles y apuntaros aquí.
Para el público español menos acostumbrado a la historia del país vecino, la novela es muy interesante porque se centra en un período importante y reciente del pasado luso, el pós 25 de abril y, en concreto, la vuelta de los portugueses que vivían en las colonias africanas, que se independizan tras el fin de la dictadura en Portugal.
Sinopsis
Como el debate será en lengua portuguesa, y el libro también, aquí os dejo la sinopsis y algunos datos sobre la autora directamente en portugués:
1975, Luanda. A descolonização instiga ódios e guerras. Os brancos debandam e em poucos meses chegam a Portugal mais de meio milhão de pessoas. O processo revolucionário está no seu auge e os retornados são recebidos com desconfiança e hostilidade. Muitos nao têm para onde ir nem do que viver. Rui tem quinze anos e é um deles. 1975. Lisboa. Durante mais de um ano, Rui e a família vivem num quarto de um hotel de 5 estrelas a abarrotar de retornados — um improvável purgatório sem salvação garantida que se degrada de dia para dia. A adolescência torna-se uma espera assustada pela idade adulta: aprender o desespero e a raiva, reaprender o amor, inventar a esperança. África sempre presente mas cada vez mais longe.
La autora
Dulce Maria Cardoso nasceu em Fonte Longa, Carrazeda de Ansiães, Trás-os-Montes, em 1964, quando o seu pai vivia em Angola. Aos seis meses de idade foi para Luanda, de onde regressou depois da descolonização e com o início da guerra civil em Angola.
Aos 14 anos decidiu que queria escrever e fez um curso de verão de datilografia em Cascais.
Formou-se em Direito e foi advogada.